Dicas Importantes

Dicas gerais para limpeza da obra

Esta limpeza de fim de obra, é diferente de faxinas ou limpezas rotineiras de uma casa, que uma dona de casa pode estar acostumada à fazer ou a orientar alguém a fazer. Por isto, exige o conhecimento de algumas dicas e truques:

Ordem de Limpeza

Deve-se ter uma ordem na hora de fazer a limpeza. Primeiro, limpe toda a sujeira grossa a seco, depois deve-se laver bem os pisos, e depois varrer novamente. Então parte-se para a limpeza por partes.

Limpeza de Vidros

Os vidros que tenham algum pingo de cimento ou manchas de tinta podem ser limpos mais facilmento com espátulas de aço com lámina afiada que são vendidas em lojas de tintas. Entretanto, deve-se manusear com certo cuidado para não riscar o vidro.

Em caso de vidros com relevo, deve-se usar thiner (solvente) e escova de aço para penetrar nas ranhuras e relevos.

Para retirar etiquetas de vidros temperados (popularmente conhecidos como blindex), pode ser usado thiner mais forte, do tipo automotivo se necessário.

Limpeza de Azulejos

Excesso de massa que restou entre os azulejos pode ser retirada com uso de uma lâmina, e depois passa-se palha-de-aço (bombril) com detergente. Este mesmo processo, pode ser usado para reirar respingos borrifados ou pingos maiores de tinta, assim como tinta do teto que tenha pegado nos azulejos.

Limpeza de Pisos

Quanto à limpeza do piso, esta é feita com uso de uma solução de ácido muriático e água. Em pisos de cimento, deve-se adicionar uma parte de ácido para cada dez partes de água. Para piso de pedra natural, a proporção é de 1 para 5, para ladrilhos de cerâmica é de 1 para 20. Deve-se colocar o ácido antes, e depois adicionar a água.

Deve-se usar luvas de borracha, protegendo bem os joelhos com joelheiras. Depois da limpeza feita, o piso deve ser muito bem lavado com detergente para que o ácido sej completamente removido.

Limpeza de Portas, Janelas e Assoalhos

Para retirar manchas de janelas e portas envernizadas ou enceradas, assim como assoalhos e parquetes de madeira, pode-se usar removedor comum, vendido em supermercados.

Limpeza de Esquadrias de Alumínio

As esquadrias ou caixilhos de alumínio podem vir com vaselina em suas superfícies, com intuito de evitar “queimaduras” ou manchas que o cimento pode provocar.

Para retirar a proteção de vaselina, utilize uma removedor e passe com uma estopa.

Limpeza de Esquadrias de Ferro

As portas e janelas de ferro, a sujeira com maior grau de dificuldade de limpeza podem ser retiradas com lâmina de aço e palha de aço. Mas tenha cuidado para não danificar a pintura se for o caso.

Limpeza de Paredes com Pintura

Paredes com alguma sujeira, que tenha tinta latex à base de água, podem ser limpas ou lavadas com detergente neutro ou sabão de coco, com auxílio de uma esponja de plástico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ÁREA DO CONDÔMINO